actor

Quando fiz meu primeiro curta metragem, convidamos os atores
a trabalhar com uma 'preparação corporal' para criar gestos
e movimentos que fossem expressivos, conjugando ícones,
símbolos, e que transmitissem energia.  Alguns movimentos
funcionaram, outros não... e fiquei intrigado: o que faz um gesto
ser 'expressivo' ? dramático ? engraçado e cômico ?

Nos anos 90 comecei a estudar técnicas para o ator
e me vi um pouco surpreso com a variedade
de pontos de vista e direções.

Produzi um documentário
Chaves do Teatro de Roman Bruni com Maria Clara Machado
mestre de teatro infantil brasileiro da melhor qualidade !
e dela ouvi que
""" a coisa mais importante do teatro... é o ator ! ""
Maria Clara Machado

o documentário didático tem 30 minutos de duração,
teve roteiro adaptado do livro 'Aventura do Teatro'
da Ed.  José Olympio da Maria Clara Machado;
acompanha o processo de criação de teatro infantil
da peça 'O Cavalinho Azul'
inclui entrevistas a atores, técnicos do Tablado;
http://vimeo.com/28260831 > parte I
http://vimeo.com/28711086 > parte II

Para dirigir atores, é preciso entender bem o que o Roteiro pede,
como a situação dramática é dividida no tempo,
quais são os compassos da coreografia gestual,
como coordenar a dinâmica emocional, da explicação a revelação...

Atrizes e Atores precisam saber LER Roteiros e deles selecionar
as dicas que lhes dizem como interpretar a narrativa,
como dividir a energia de sua interpretação para alcançar
os momentos da história.  O autor Roteirista precisa então,
saber quais são as descrições que deve acrescentar
para que o ator e atriz possam ' dar vida ' as cenas que escreve.

Surge então a necessidade de se DESCREVER gestos e movimentos que sejam expressivos, assim como
dar um SENSO DE RITMO ao jogo dos atores para ser filmado...

Estudei com um grupo de teatro italiano que fazia performances
nos vagões do metro em Roma na década dos anos 90,
da estação Cinecittá ( estúdio de Fellini, claro )
até a estação Baldo degli Ubaldi com
fascinantes performances de Shakespeare.
O mais interessante foi que eles me apresentaram
um modelo de para aumentar a presença
da performance do ator em frente a câmera:
ENERGIA
DIREÇÃO
VELOCIDADE
IMPACTO

Peter Brook diz que ''... os Atores e Atrizes precisam conhecer melhor a imagem que estão criando para a câmera...''

""" a coisa mais importante do cinema...
é a imagem que o ator cria !""
RomanBRuni

assim que aprender um pouco sobre o uso de lentes de câmera
faz com que sua atuação seja melhor percebida pelo espectador.
porque Dario Fo diz  ter uma ' câmera na cabeça do espectador '
que condiciona a leitura e compreensão da atuação na tela.